Presidentes de Chile e Colômbia pedem reunião urgente da OEA
Os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Colômbia, Gustavo Petro (foto), pediram que a Organização dos Estados Americanos convoque uma reunião de emergência para discutir os ataques bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, neste domingo (8)...
Os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Colômbia, Gustavo Petro (foto), pediram que a Organização dos Estados Americanos convoque uma reunião de emergência para discutir os ataques bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, neste domingo (8).
Reunidos nesta segunda-feira (9) no Palácio de la Moneda, sede do governo chileno em Santiago, Boric e Petro, ambos de esquerda, classificaram o vandalismo na capital federal brasileira como “golpe da extrema direita”, registra a Folha.
Para o presidente chileno, os ataques golpistas são “inaceitáveis”, e a região tem de “assumir uma posição clara”, o que pode ser feito durante a reunião da OEA.
O presidente colombiano, por sua vez, disse que grupos de extrema direita querem fazer a América Latina voltar aos tempos de Salvador Allende, líder esquerdista deposto pelo golpe militar liderado por Augusto Pinochet no Chile em 1973.
“O que está em perigo é o pacto democrático nas Américas. Esse não é um problema exclusivamente da América do Sul. O mesmo que ocorreu em Brasília ocorreu em Washington”, acrescentou Petro, referindo-se ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)