Crusoé: “O povo na posse, de D. Pedro a Lula”
"No domingo, 1º de janeiro de 2023, os noticiários do mundo todo voltaram-se para a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva", lembra Paulo Rezzutti, na Crusoé desta semana...
“No domingo, 1º de janeiro de 2023, os noticiários do mundo todo voltaram-se para a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”, lembra Paulo Rezzutti, na Crusoé desta semana.
“[…] No fim, o que vimos foi o atual presidente eleito subir a rampa ao lado de diversas pessoas. […] A diversidade dos presentes buscou representar a pluralidade do povo brasileiro. Após a subida da rampa, a faixa presidencial passou de mão em mão, terminando com Aline, uma mulher negra, que a vestiu no presidente.”
“Essa não foi a primeira vez na nossa história em que negros, indígenas e mulatos, que formam a grande maioria excluída do povo brasileiro, participaram do cerimonial de posse de um líder nacional. Há mais de 200 anos, em 12 de outubro de 1822, o país aclamou o seu primeiro líder, o imperador d. Pedro I, até então príncipe regente do Reino do Brasil. O ato ocorreu no Rio de Janeiro, na atual praça da República, então conhecida como Campo de Santana, que, na época, foi rebatizada como Campo da Aclamação.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)