Futuro chanceler defende volta da Venezuela ao Mercosul, mas descarta visita de Lula
Futuro chanceler brasileiro, Mauro Vieira defendeu o retorno da Venezuela ao Mercosul, mas descartou...
Futuro chanceler brasileiro, Mauro Vieira (foto) defendeu o retorno da Venezuela ao Mercosul, mas descartou uma possível visita de Lula ao país de Nicolás Maduro no início do governo. A Venezuela foi suspensa do exercício de membro do bloco no final de 2016 e, em agosto do ano seguinte, teve os direitos políticos suspensos por ruptura da ordem democrática. Em entrevista ao Estadão, Vieira afirmou:
“Vamos apoiar o retorno da Venezuela ao Mercosul. Eles não tinham ainda cumprido alguns requisitos. São alguns requisitos legais. Não sabemos como está a coisa por não termos ninguém em Caracas. A Bolívia quer entrar no Mercosul e o acordo está no Congresso, que precisa aprovar. Sem dúvida o governo vai apoiar. A ampliação do Mercosul é importante.”
Questionado sobre regimes autoritários de esquerda, como Nicarágua, Venezuela e Cuba, e a hipótese de Lula visitar esses países em breve, o futuro chanceler respondeu:
“Eu tenho certeza de que Lula não vai fazer um discurso em defesa do Daniel Ortega [ditador da Nicarágua]. Ele fez críticas. O que me dizem é que, se você se declara amanhã candidato à Presidência da Nicarágua, eles te prendem. Então, é difícil. Quanto a sair criticando, depende das circunstâncias. […] Pense quantos países não são democráticos. […] Mas garanto a você: Lula não vai fazer uma visita de Estado à Nicarágua, nessa situação. Acho que basta”, disse Vieira.
“Por enquanto, não [há viagens no radar]. Tem que esperar um pouco mais. […] O presidente ir no curto prazo à Venezuela, eu não vejo, e à Nicarágua, menos ainda. Não tem nenhum sentido. Havana não tem problema, não rompemos relações. Mas não vejo motivo, neste momento, para viagem a Cuba. Se for negociado algo, se tiver motivo, sim”, prosseguiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)