Valor mais baixo pra PEC é menos ruim, mas fiscal ainda está sob risco
De acordo com cálculos de Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, com os novos valores da PEC do Lula ainda teremos uma situação em que trocaremos o superávit primário deste ano por um déficit no ano que vem...
De acordo com cálculos de Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, com os novos valores da PEC do Lula ainda teremos uma situação em que trocaremos o superávit primário deste ano por um déficit no ano que vem. “A gente vai sair de um superávit de 120 bi para um déficit de 130bi. Seria um déficit de 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto)“, destacou a economista.
Isso significa que o Brasil deve gastar R$ 130 bilhões a mais do que arrecada. O valor ficou menos grave com o ajuste feito na proposta durante a discussão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, mas ainda assim tem o potencial de provocar juros mais altos, caso o governo não apresente uma solução para compor o lado da receita.
Não será uma surpresa se as próximas discussões, após a aprovação da PEC no Congresso Nacional, forem no sentido de aumento ou criação de impostos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)