Com transição de governo no radar, juros sobem e Vale puxa bolsa
Após susto com nome de Guido Mantega na equipe de transição, Ibovespa retoma alta e fecha com valorização de 0,71%, puxado por Vale e papéis relacionados com o minério de ferro...
Após susto com nome de Guido Mantega na equipe de transição, Ibovespa retoma alta e fecha com valorização de 0,71%, puxado por Vale e papéis relacionados com o minério de ferro. Juros futuros andaram na contramão das taxas norte-americanas e encerraram o dia em alta ao longo de toda a curva. O dólar caiu em relação ao real e fechou cotado a R$ 5,14.
O dia foi de expectativa pelo anúncio da equipe econômica responsável pela transição do governo Lula. Por volta das 16h30, o vice-presidente eleito e coordenador do processo, Geraldo Alckmin, anunciou os nomes de Pérsio Arida, André Lara Resende, Nelson Barbosa e Guilherme Mello para o grupo. O mercado reagiu aparentemente bem e fechou o dia acompanhando os índices nos Estados Unidos no positivo.
Ainda no cenário político, permanece a indecisão sobre como a equipe do presidente eleitor pretende criar brechas no orçamento para garantir o pagamento de promessas de campanha, como Auxílio Brasil de R$ 600. Alckmin defendeu que uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) é uma possibilidade ainda não há definição.
Nos Estados Unidos, os investidores também estão de olho nos resultados políticos. As eleições de meio de mandato por lá podem dar ampla maioria aos republicanos, o que pode frear algumas das propostas de despesas defendidas pelo presidente Joe Biden. A expectativa do mercado é que as taxas dos juros futuros norte-americanos cedam caso o cenário se confirme.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)