Alerta: ‘Folha’ troca “orçamento secreto” por “emenda de relator”
Postagens dizem que a Folha de S.Paulo trocou a expressão "orçamento secreto" por "emenda de relator" em reportagens após a eleição de Lula. É possível conferir a mudança pela URL de uma publicação e por ferramentas que mostram rastros de páginas na internet. O jornal explicou, contudo...
Postagens dizem que a Folha de S.Paulo trocou a expressão “orçamento secreto” por “emenda de relator” em reportagens após a eleição de Lula. É possível conferir a mudança pela URL de uma publicação e por ferramentas que mostram rastros de páginas na internet. O jornal explicou, contudo, que a alteração foi realizada antes do segundo turno, e para adequar o conteúdo ao seu manual de estilo.
Em resposta a O Antagonista, a Folha disse que o texto original foi escrito pelo Projeto Comprova, serviço de checagem de fatos realizado em parceria por diversos veículos jornalísticos e replicado pela Folha. Os textos do projeto passam por pequenos ajustes na publicação, para se adequar ao padrão do site. Contudo, na data em que foi publicada a primeira versão do texto, 8 de setembro, a expressão “orçamento secreto” passou sem alteração.
“Em 17 de outubro, a Secretaria de Redação me explicou que a Folha não usa o termo ‘orçamento secreto’ e, sim, ’emenda de relator’. Eu, então, atualizei as menções, deixando ‘orçamento secreto’ apenas onde fazia sentido manter”, explicou uma colaboradora responsável por replicar os textos do Comprova.
O site não alertava para a atualização feita até o contato da redação de O Antagonista.
Veja publicações do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e do deputado estadual Bruno Souza (Novo-SC) que questionavam a mudança da Folha:
Entenda a classificação:
Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)