Datafolha divulga 4º pesquisa presidencial do 2º turno
O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (27), sua quarta pesquisa com projeções para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, marcado para o dia 30 deste mês...
O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (27), sua quarta pesquisa com projeções para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, marcado para o dia 30 deste mês.
O novo levantamento mostra Lula (PT, foto) com 49% dos votos totais e Jair Bolsonaro (PL, foto) com 44%, com 5% de brancos e nulos e 2% de indecisos. O petista manteve o percentual da pesquisa anterior, em 19 de outubro; o presidente oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro.
Em votos válidos, Lula ficou com 53% —oscilação de um ponto para cima em relação ao levantamento anterior— e Bolsonaro com 47%, oscilação negativa de um ponto. Os votos válidos são os únicos considerados pela Justiça Eleitoral nas eleições.
A rejeição dos dois se manteve estável em relação à do dia 19. A do presidente se manteve em 50% e a do petista oscilou um ponto para baixo, para 45%.
O instituto afirma ter ouvido 4.580 pessoas em 252 cidades brasileiras, entre terça (25) e esta quinta (27). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04208/2022.
Em sua última pesquisa antes do primeiro turno, divulgada no dia 1º de outubro —véspera da votação— o Datafolha deu uma diferença de 14 pontos entre Lula e Bolsonaro nos votos válidos (50% x 36%).
Apuradas as urnas no dia 2, porém, a diferença entre o petista e o atual presidente ficou em apenas 5 pontos: 48,43% para Lula, 43,20% para Jair Bolsonaro.
O Antagonista adotou como política editorial publicar os resultados de todas as pesquisas registradas no TSE, para garantir que o leitor tenha acesso às diversas projeções e avalie o desempenho de cada um dos institutos que medem a intenção de voto do eleitor brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)