Com eleição no radar, dólar e juros futuros sobem e bolsa cai
O mercado financeiro nacional está sofrendo as consequências de um cenário eleitoral conturbado, a quatro dias da votação que vai definir o próximo mandatário brasileiro.
O mercado financeiro nacional está sofrendo as consequências de um cenário eleitoral conturbado, a quatro dias da votação que vai definir o próximo mandatário brasileiro. A B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) registrou o terceiro dia consecutivo de queda no Ibovespa e fechou em -1,62%, aos 112.763 pontos.
A aversão a risco, no entanto, não se restringe a bolsa brasileira somente (que acumula quase 6% de perdas desde segunda-feira). O dólar também tem ganhado terreno contra o real nos últimos dias, apesar de estar em declínio contra as principais moedas do mundo. Na sessão de hoje, a moeda americana subiu mais 1,13% contra o real, acumulando ganhos de 4,18% nesta semana, cotado próximo a R$ 5,40. O desempenho tem garantido à moeda brasileira a pior performance entre as emergentes no período, atrás até mesmo do peso argentino.
No mercado de juros, a situação não é diferente. As taxas de juros futuros têm aumentado nos últimos dias, na contramão do que está ocorrendo, por exemplo, nos Estados Unidos, que ainda tenta estabelecer um nível de juros adequado para frear uma inflação histórica. Desde segunda-feira, as taxas por aqui tem se elevado em até 30 pontos-base ao longo de todos os vencimentos, precificando dias mais complicados à frente.
No exterior, a deterioração econômica dos países desenvolvidos e resultados ruins de grandes empresas de tecnologia empurraram os principais índices acionários para baixo. Apesar disso, os juros nos Estados Unidos cederam e também fizeram o dólar perder valor contra as principais moedas do mundo e quase todas as emergentes. A expectativa dos investidores por lá é que o FED (Federal Reserve) reduza a o ritmo das altas de juros a partir da reunião de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)