Bolsa fecha semana no positivo com Bolsonaro em alta e FED manso
Em uma semana marcada pelo foco dos investidores brasileiros nas pesquisas eleitorais, o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), fechou a sexta-feira com valorização de 2,36%...
Em uma semana marcada pelo foco dos investidores brasileiros nas pesquisas eleitorais, o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), fechou a sexta-feira com valorização de 2,36%. No acumulado da semana, o indicador ficou em +7,01%, puxado por estatais do chamado kit Bolsonaro, como Banco do Brasil e Petrobras. No dia de hoje, o Ibov subiu 2,35%.
A percepção do mercado é de que esses são alguns dos papéis que podem se beneficiar de um eventual segundo mandato do atual presidente. Essas ações têm acompanhado de perto a performance de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto e subiram com novos dados indicando uma disputa, no mínimo, bastante acirrada entre Lula (que iniciou o segundo turno como franco favorito) e mandatário atual.
Além disso, dois acontecimentos nos exterior ajudaram no otimismo interno: a renúncia da premiê-britânica, Liz Truss, na quarta-feira, e um artigo do Wall Street Journal, hoje, sobre uma possível desaceleração do ritmo de alta das taxas de juros pelo FED (Federal Reserve) em dezembro. Ambos frearam parte do ímpeto altista dos rendimentos dos títulos públicos dos EUA e, com isso, afetaram todo o mercado. No caso do Brasil, a curva de juros futuros manteve a trajetória das últimas semanas e continua a fechar (registrar níveis mais baixos para todos os prazos de vencimentos).
O dólar continuou a perder força contra o real durante o período, com a moeda brasileira se valorizando 4,7% e fechando a semana a R$ 5,16 contra a concorrente norte-americana.
Nos mercados internacionais, as bolsas registraram altas na semana, com o S&P fechando em alta de 2,32%, zerando as perdas na sexta-feira. O Euro Stoxx 600 também ficou no positivo na soma das última cinco sessões (+1,27%), apesar do fechamento em baixa nesta sexta-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)