Crusoé: “Para reverter a desindustrialização”
Em meados da década de 1980, o setor industrial chegou a ser responsável por quase metade do PIB brasileiro, lembra o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na Crusoé desta semana...
Em meados da década de 1980, o setor industrial chegou a ser responsável por quase metade do PIB brasileiro, lembra o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na Crusoé desta semana.
“A expansão do setor foi resultado da adoção de políticas públicas que incentivaram investimentos do governo e da iniciativa privada em setores estratégicos como energia, transportes, comunicação, siderurgia, mineração e petróleo, entre outros. Tais políticas foram decisivas para o crescimento e a consolidação do parque industrial brasileiro […].”
“Entretanto, desde a década de 1990, o Brasil tem sofrido um preocupante processo de desindustrialização, que se agravou severamente nos últimos dez anos. A indústria de transformação, que em 1985 representava 36% do PIB, terminou o ano de 2021 com apenas 11% de participação na produção nacional.”
“[…] A desindustrialização é danosa para toda a economia brasileira, sobretudo devido à capacidade que o setor tem de multiplicar riquezas. A cada 1 real produzido na indústria de transformação, são gerados 2,43 reais na economia como um todo.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)