Lula e Cláudio Castro foram os mais votados em áreas de tráfico e milícia
Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) mostram que Lula e o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aliado do presidente Jair Bolsonaro, foram os mais votados em Rio das Pedras e no Complexo do Alemão...
Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) mostram que Lula e o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aliado do presidente Jair Bolsonaro, foram os mais votados em Rio das Pedras e no Complexo do Alemão, áreas conhecidas pelo controle da milícia e do tráfico de drogas.
Segundo as informações da Corte Eleitoral, nas seções localizadas em Rio das Pedras, Lula teve 52.183 votos, ou 50,5% do total. Bolsonaro obteve 42.626 votos no primeiro turno, ou 41,2% dos votos válidos – uma diferença de aproximadamente 10 pontos percentuais.
Já o candidato ao governo do estado teve 40.373 votos, ou 45,4% do total. Marcelo Freixo (PSB), seu principal adversário, obteve 35.790 votos, ou 40,2% do total. Ao longo da campanha, Freixo tentou ao máximo vincular seu nome ao do ex-presidente da República, o que mostra duas tendências totalmente distintas na região.
O Complexo do Alemão, por sua vez, é dividido em duas zonas eleitorais: Bonsucesso e Del Castilho. Em ambas, houve vitória do petista: Lula teve 66.840 votos na soma das duas seções, cerca de 51% dos votos. Bolsonaro conseguiu 53.538 votos, cerca de 39% nas duas regiões – uma diferença de 14 pontos percentuais.
A vantagem de 13 mil votos acabou beneficiando Cláudio Castro e não Marcelo Freixo. O governador teve 54.309 votos. Freixo, apesar de ter Lula como cabo eleitoral, somou 41.367 votos.
Na quarta-feira, o ex-presidente fez questão de fazer campanha eleitoral no Complexo do Alemão. Durante seu discurso, o petista declarou que deu “uma surra” no atual chefe do Poder Executivo. Cláudio Castro também visitou a região, mas às vésperas das eleições de 2 de outubro.
“Eu vou chegar na Bahia e vou dizer que povo do Complexo do Alemão me garantiu que amos dar uma surra no Bolsonaro nestas eleições”, disse o petista aos apoiadores em referência a uma viagem para a Bahia, realizada esta semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)