TSE reverte decisão e Valmir de Francisquinho volta a ficar elegível
O TSE devolveu nesta quinta-feira (13) os direitos políticos de Valmir de Francisquinho (PL, foto), ex-candidato ao governo de Sergipe. Líder nas pesquisas, o político teve sua candidatura indeferida às vésperas do primeiro turno...
O TSE devolveu nesta quinta-feira (13) os direitos políticos de Valmir de Francisquinho (PL, foto), ex-candidato ao governo de Sergipe. Líder nas pesquisas, o político teve sua candidatura indeferida às vésperas do primeiro turno, após a corte eleitoral validar a decisão do TRE-SE e negar seu registro por abuso de poder econômico em 2018.
Na época, Valmir de Francisquinho era prefeito do município de Itabaiana e teria se aproveitado do cargo para ajudar seu filho Talysson Barbosa Costa a se eleger como deputado estadual.
Para o relator do processo no TSE, ministro Sérgio Banhos, “as atividades [de Francisquinho] ultrapassam o princípio de razoabilidade, atentando contra os princípios democráticos, bem como comprometendo a própria igualdade de chance entre os candidatos da disputa no pleito”.
O ministro Carlos Horbach, contudo, divergiu do relator e afirmou que a conduta do ex-prefeito de Itabaiana foi algo próprio das disputas de poder.
Ao julgar um recurso da defesa de Valmir, a maioria do plenário do TSE concordou com o entendimento de Horbach e reverteu a decisão.
Com o resultado, Valmir de Francisquinho poderá disputar as próximas eleições. Por ele estar inelegível no primeiro turno, os votos recebidos pelo candidato do PL foram considerados nulos.
O ex-prefeito declarou apoio ao petista Rogério Carvalho para derrotar Fábio Mitidieri no segundo turno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)