Feriado deve conter disposição a riscos, enquanto IPCA calibra juros
Enquanto no exterior o ambiente está cada vez mais tenebroso, por aqui, inflação deve registrar o terceiro mês consecutivo de resultado em território negativo e vai nortear taxas de juros futuros...
Enquanto no exterior o ambiente está cada vez mais tenebroso, por aqui, inflação deve registrar o terceiro mês consecutivo de resultado em território negativo e vai nortear taxas de juros futuros. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a nova leitura do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) às 9h de hoje. O consenso de mercado espera uma deflação de 0,33% em setembro na comparação com agosto e inflação de 7,12% no acumulado de 12 meses.
A velocidade com que a pressão sobre os preços tem recuado pode até levar investidores a reforçarem apostas em cortes na taxa básica de juros a partir do início de 2023. Atualmente, o mercado e o Banco Central parecem ter a mesma perspectiva: juros mais baixos, somente a partir do fim do primeiro semestre do ano que vem.
Apesar do cenário favorável, o mau humor externo e o feriado de amanhã por aqui devem manter investidores nacionais mais controlados no que diz respeito a ativos de risco. Além disso, o dia amanheceu com bolsas registrando perdas na Ásia e na Europa. No caso dos mercados asiáticos, restrições norte-americanas a empresas de tecnologia e fabricantes de microprocessadores ajudaram a piorar o ambiente, com indicações do governo chinês de que as medidas podem prejudicar a retomada econômica por lá. Na Europa, a crise na Inglaterra desencadeada pela pacote fiscal anunciado há duas semanas e a crescente pressão sobre o abastecimento energético no inverno continua a preocupar o continente.
Futuros norte-americanos também operam em baixa neste início de dia. Além disso, perspectiva de contração econômica contamina preços das commodities, que abrem o dia no vermelho. O petróleo tipo Brent cai 2,07%/barril – cotado a US$ 94,13, enquanto o minério de ferro era vendido a US$ 94,50 a tonelada, em Singapura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)