Transparência Internacional rebaixa Brasil em relatório sobre combate à corrupção
O Brasil foi rebaixado em um relatório global sobre medidas de combate à corrupção elaborado pela Transparência Internacional. A organização sem fins lucrativos...
O Brasil foi rebaixado em um relatório global sobre medidas de combate à corrupção elaborado pela Transparência Internacional. A organização sem fins lucrativos alegou que o governo de Jair Bolsonaro (foto) promoveu um enfraquecimento dos órgãos de controle e, por isso, a avaliação sobre a implantação de medidas anticorrupção no Brasil caiu de “moderada” para “limitada”.
A mesma classificação é dada a países como Argentina, Chile e Peru. Desde 2018, o Brasil vinha em uma trajetória de evolução. Em 2020, houve uma estabilização, com a avaliação de “moderado”. No ano passado, contudo, houve uma piora na percepção da entidade sobre o tema.
O documento menciona a “interferência política no trabalho de órgãos de controle, que se tornou uma marca do governo do presidente Jair Bolsonaro, com sérias consequências no esforços anticorrupção”. Também cita a extinção das forças-tarefas dentro do Ministério Público Federal, sem a substituição por um modelo adequado, e diz que o procurador-geral da República, Augusto Aras, foi reconduzido ao cargo por Bolsonaro após um primeiro mandato marcado por “omissões”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)