Partidos de direita elegeram mais deputados federais negros
Em 2022, os partidos que mais elegeram candidatos autodeclarados negros (que se identificaram como pardos ou pretos em sua autodeclaração para o Tribunal Superior Eleitoral) para a Câmara dos Deputados (foto) são de direita...
Em 2022, os partidos que mais elegeram candidatos autodeclarados negros (que se identificaram como pardos ou pretos em sua autodeclaração para o Tribunal Superior Eleitoral) para a Câmara dos Deputados (foto) são de direita, informa a Folha.
Ao todo, dos 135 deputados do grupo, 25 são do PL, o partido de Jair Bolsonaro. Em seguida vêm o Republicanos, que elegeu 20 deputados registrados como negros, e o União Brasil, que levou 17 à Câmara.
Em quarto lugar, como primeiro partido de esquerda no ranking, vem o PT de Lula, com 16 cadeiras. Logo depois, o PP, outra sigla de direita, com 15 representantes negros.
O MDB elegeu 8 deputados que se declaram negros; PSD e PDT, 6 cada um; Podemos, 5; PC do B, 4; Avante, Pros, PSB e PV, 2 cada um; Solidariedade e Rede, 1 cada um.
PSDB, Novo, Cidadania, PTB, PSC e Patriota não elegeram para a Câmara nenhum representante identificado como negro.
“O crescimento ocorre após a instituição da lei que determina peso dois para candidaturas femininas e negras à Câmara, medida que prevê maior fundo partidário no futuro às siglas que elegerem mais representantes dos grupos”, escreve a Folha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)