Suécia emite alerta sobre vazamentos no gasoduto Nord Stream
A Suécia informou hoje que emitiu um alerta sobre dois vazamentos no gasoduto Nord Stream, que leva gás da Rússia à União Europeia através do Mar Báltico. O fato teria ocorrido...
A Suécia informou hoje que emitiu um alerta sobre dois vazamentos no gasoduto Nord Stream, que leva gás da Rússia à União Europeia através do Mar Báltico. O fato teria ocorrido em águas suecas e dinamarquesas.
“Há dois vazamentos no Nord Stream 1 — um na zona econômica sueca e outro na zona econômica dinamarquesa. Eles estão muito próximos um do outro”, afirmou um porta-voz da Administração Marítima Sueca à Reuters, acrescentando que um deles foi localizado na região da ilha dinamarquesa Bornholm.
As causas dos vazamentos ainda não foram esclarecidas. Países europeus, como Dinamarca, Polônia e Alemanha, apontam que há indícios de sabotagem. A Rússia se disse “extremamente preocupada” com o ocorrido, enquanto a Ucrânia afirmou que os vazamentos foram causados por “ataques terroristas” realizados pelo governo de Vladimir Putin.
Nenhum dos gasodutos estava enviando gás para a Europa no momento em que os vazamentos foram detectados, mas os incidentes aumentam os temores sobre a capacidade do bloco de manter o abastecimento energético com a aproximação do inverno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)