Regiões da Ucrânia ocupadas por russos iniciam referendos de anexação
Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhia, regiões da Ucrânia ocupadas por russos, iniciaram hoje referendos sobre a integração dos territórios ao país de Vladimir Putin...
Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhia, regiões da Ucrânia ocupadas por russos, iniciaram hoje referendos sobre a integração dos territórios ao país comandado por Vladimir Putin. As consultas populares têm sido duramente criticadas por países do Ocidente, que as consideram um pretexto para a anexação russa e uma escalada na guerra.
Juntas, as regiões onde estão sendo realizadas as votações representam cerca de 15% do território ucraniano. Os referendos ocorrem após as forças ucranianas terem recuperado grandes faixas no leste e no sul do país. Diante das dificuldades de Moscou no conflito, o presidente russo anunciou nesta semana que convocará cerca de 300 mil reservistas para atuar na guerra. Além disso, voltou a fazer ameaças nucleares.
A Ucrânia teme que os russos interpretem os resultados do referendo como sinal de apoio popular, para usá-los como pretexto para a anexação, como ocorreu na Crimeia, em 2014. Caso incorpore as quatro regiões, a Rússia poderá justificar uma escalada militar no conflito, argumentando que defende sua soberania territorial contra ataques ucranianos com o apoio do Ocidente.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)