IGP-10 com deflação maior que esperada pode ajudar mercado de juros hoje
As estimativas eram de uma queda nos níveis de preço da ordem de 0,5% neste mês contra a leitura mensal anterior. O dado ficou em -0,9% e deve ajudar a reduzir a pressão sobre os juros na sessão de hoje, uma vez que uma inflação mais controlada diminui a necessidade de taxas mais altas...
A sexta-feira (16/9) começou com a divulgação do IGP-10 (Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas), às 8h, com deflação acima da esperada pelo mercado. As estimativas eram de uma queda nos níveis de preço da ordem de 0,5% neste mês contra a leitura mensal anterior. O dado ficou em -0,9% e deve ajudar a reduzir a pressão sobre os juros na sessão de hoje, uma vez que uma inflação mais controlada diminui a necessidade de taxas mais altas.
No exterior, petróleo sobe próximo de 1%, a USD 85/barril, e o minério de ferro opera em queda em Singapura, abaixo de US$ 100/ton, com crescimento inesperado nos estoques chineses de aço.
Principais mercados de ações internacionais operam em baixa nesta manhã, com pressão inflacionária persistente na Europa e receio de aperto monetário mais agressivo do Banco Central dos Estados Unidos na semana que vem.
Por aqui, além da pressão negativa vinda do exterior, a bolsa ainda deve repercutir nova pesquisa Datafolha para a corrida presidencial que apresentou aumento da vantagem de Lula sobre Bolsonaro (dentro da margem de erro) e o dado de inflação mais comportada que o esperado.
Além disso, o pregão deve apresentar volatilidade extra em função da chamada “Bruxaria Tripla” nos EUA, com vencimento de opções sobre índices, opções sobre ações e contratos futuros sobre índices.
O dólar apresenta mais um dia de força contra uma cesta de moedas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)