23.08.2022
Questionado sobre governabilidade, Ciro pede voto para deputados “com compromisso” com ele
Em entrevista ao Jornal Nacional (foto) agora há pouco nesta terça-feira (23), Ciro Gomes respondeu uma pergunta sobre governabilidade pedindo voto para deputados que tenham "compromisso" com ele...
Em entrevista ao Jornal Nacional (foto) agora há pouco nesta terça-feira (23), Ciro Gomes respondeu uma pergunta sobre governabilidade pedindo voto para deputados que tenham “compromisso” com ele.
“Elejam deputados que tenham compromissos comigo. Não só do PDT. É com eles que eu sou democraticamente obrigado a negociar. Prometo negociar em cima da mesa, sem o toma lá dá cá”, disse.
O pedetista, em resposta anterior, havia defendido o uso de plebiscitos como mecanismo para aprovar legislação sem precisar do apoio do Legislativo.
Ele afirmou que plebiscitos são comuns em governos da Europa ocidental, e não apenas em ditaduras latino-americanas, como Venezuela, citada pela apresentadora do JN, Renata Vasconcellos, em sua pergunta.
“Eu acho o regime da Venezuela abominável, então é muito clara a minha distinção com esse populismo sul-americano que o PT replica aqui. É uma tentativa de se libertar o Brasil de uma crise que corrompeu a presidência da República“, disse o candidato.
Essa “crise” à qual Ciro se referiu é o chamado presidencialismo de coalizão, que, segundo ele, compromete o governo federal desde a gestão Collor, no início da década de 1990.
Ele também propôs renegociar dívidas de estados e municípios, com o intuito de angariar apoio de governadores e prefeitos para compensar em eventuais conflitos com o Congresso.
Ainda na entrevista, Ciro prometeu apresentar ao Legislativo todas as reformas para o seu governo nos seus primeiros seis meses de mandato.
Assista: