Anvisa manda recolher sorvetes da Häagen-Dazs
A Anvisa determinou o recolhimento de sorvetes e picolés da Häagen-Dazs (foto) que tenham validade entre 16 de maio de 2023 e 29 de junho de 2023 por ter identificado neles a substância 2-cloroetanol, que pode ser considerada tóxica...
A Anvisa determinou o recolhimento de sorvetes e picolés da Häagen-Dazs (foto) que tenham validade entre 16 de maio de 2023 e 29 de junho de 2023 por ter identificado neles a substância 2-cloroetanol, que pode ser considerada tóxica, informa Lauro Jardim.
Segundo a General Mills Brasil, fabricante do produto, um recall anterior dos sorvetes detectou o 2-cloroetanol no processo de extração do aroma de baunilha. Em resolução, a Anvisa explica que se trata de substância “para a qual não é possível afastar o potencial genotóxico. Dessa forma, potenciais riscos à saúde, por serem inconclusivos, não podem ser afastados”.
O site da vigilância sanitária também assinala que “não há evidências até o momento que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer) e mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas), sendo desconhecidos, até o momento, seus impactos na saúde. Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade”.
Leia, abaixo, a nota enviada a O Antagonista pela assessoria de imprensa da General Mills:
“A General Mills informa que, após realizar o recolhimento voluntário dos produtos da linha Häagen-Dazs Vanilla (pote com 473ml), está estendendo o recall voluntário para todos os produtos que passaram pela utilização do aroma de baunilha em determinados lotes (…), desde que possuam as seguintes datas de validade, 16.05.2023 e 29.06.2023:
Häagen-Dazs Belgian Chocolate (473ml), Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (473ml e 100ml), Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond (picolé) e Häagen-Dazs Cookies and cream (picolé).
A ação é preventiva, visto que, após uma rigorosa investigação, foi confirmada a presença de traços do 2CE (2-cloroetanol) em algumas apresentações. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado.
A marca não utiliza 2CE em nenhum processo de fabricação e testa seus produtos regularmente de acordo com legislações de cada mercado. Neste caso específico, traços de 2CE foram encontrados a partir de um ingrediente específico e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas.
Consumidores devem entrar em contato com o SAC da empresa pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 031 0707.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)