Plano de governo Tebet tem promessa de gabinete paritário e volta de pastas
A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, apresentou nesta segunda-feira (15) o seu plano com diretrizes para um eventual governo, caso seja eleita. A última a apresentar suas propostas, emedebista prometeu que seu gabinete seria paritário entre homens e mulheres...
A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, apresentou nesta segunda-feira (15) o seu plano com diretrizes para um eventual governo, caso seja eleita. A última a apresentar suas propostas, emedebista prometeu que seu gabinete seria paritário entre homens e mulheres e disse que recriará ao menos três pastas.
O texto fala na recriação do Ministério da Segurança Pública (hoje uma costela do Ministério da Justiça), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (um braço do Ministério da Economia) e a volta do Ministério da Cultura (hoje subordinado ao Ministério do Turismo).
O plano de governo fala em inclusão e justiça social — e isso passaria pela própria composição do governo. “Nosso compromisso é com a nomeação de um ministério paritário entre homens e mulheres”, dizem os autores do texto. “Também ampliaremos espaços para negros no governo. Respeitaremos e faremos cumprir rigorosamente a legislação de defesa dos direitos dos povos originários e de proteção de seus territórios.”
O texto, cuja coordenação foi do ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, se baseia em quatro eixos, já apresentados em outros momentos pela candidata: o primeiro fala em “Justiça social, cidadania e combate a desigualdades”; o seguinte, em “Economia verde e
desenvolvimento sustentável”; o terceiro eixo, em “Governo parceiro da iniciativa privada”; e o quarto, em “Governo inclusivo, seguro e transparente“.
“Ele [o plano de governo] não tem o destaque dessa ou daquela reforma econômica. Nosso projeto é um projeto de justiça social, é um projeto de cidadania e de superação de desigualdades”, disse a economista Elena Landau, que participou da produção do documento.
“Nosso foco principal é a educação — a criança está no centro do programa.”
Leia a íntegra do documento com as diretrizes do plano de governo de Tebet. A campanha ainda conta com o apoio de PSDB, Cidadania e Podemos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)