China anuncia novos exercícios militares no Estreito de Taiwan
A China anunciou nesta segunda-feira (15) novos exercícios militares em torno de Taiwan durante a visita de parlamentares dos Estados Unidos à ilha. Liderada pelo senador Ed Markey, do Partido Democrata, a delegação americana chegou a Taipé no domingo...
A China anunciou nesta segunda-feira (15) novos exercícios militares em torno de Taiwan durante a visita de parlamentares dos Estados Unidos à ilha. Liderada pelo senador Ed Markey, do Partido Democrata, a delegação americana chegou a Taipé no domingo para se encontrar com autoridades locais.
Esse é o segundo grupo de congressistas americanos a visitar Taiwan em agosto. No início do mês, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, esteve na ilha para se reunir com a presidente Tsai Ing-wen.
A unidade militar chinesa responsável pela área do Estreito de Taiwan, o Comando de Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular, disse ter organizado patrulhas conjuntas de prontidão para realizarem exercícios de combate no mar e no espaço aéreo em torno da ilha.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Pequim “tomará medidas resolutas e fortes para defender a soberania nacional e a integridade territorial.”
“Um punhado de políticos dos Estados Unidos, em conluio com as forças separatistas da independência de Taiwan, estão tentando desafiar o princípio de uma só China, que está fora de sua profundidade e fadado ao fracasso”, acrescentou o porta-voz da pasta, Wang Wenbin.
A China acusa os Estados Unidos de incentivarem a independência da ilha por meio do engajamento entre políticos americanos e o governo de Taiwan. Washington, por sua vez, diz que não tem laços diplomáticos formais com Taipé, mas está legalmente obrigado a garantir que a ilha possa se defender de possíveis ataques chineses.
O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que 15 aeronaves chinesas cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan nesta segunda-feira e condenou os novos exercícios militares organizados por Pequim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)