Trump se recusa a depor sob juramento a tribunal em Nova York
Donald Trump se recusou, nesta quarta-feira (10), a depor sob juramento a tribunal em Nova York. O ex-presidente dos EUA é investigado na esfera civil por violações fiscais em seus empreendimentos, sem nenhuma relação com o seu mandato...
Donald Trump se recusou, nesta quarta-feira (10), a depor sob juramento a tribunal em Nova York. O ex-presidente dos EUA é investigado na esfera civil por violações fiscais em seus empreendimentos, sem nenhuma relação com o seu mandato.
A informação foi divulgada pelo próprio ex-presidente, em comunicado.
“Quando sua família, sua empresa e todas as pessoas em sua órbita se tornam alvos de uma caça às bruxas infundada e politicamente motivada, apoiada por advogados, promotores e a mídia de notícias falsas, você não tem escolha”, disse Trump.
Ao se recusar a depor sob juramento, ele exerceu direito garantido na quinta emenda da Constituição americana, que proíbe a Justiça de forçar o acusado a produzir prova contra si.
A Procuradoria de Nova York, sob o comando de Letitia James, apura alegações de que as Organizações Trump, que incorporam cerca de 500 empreendimentos do ex-presidente, tenham deturpado valores de seus bens e, assim, enganado credores e autoridades fiscais.
As mesmas alegações são alvo de outro inquérito, que corre na esfera criminal e é comandado pelo procurador Alvin Bragg, da Procuradoria de Manhattan, na cidade de Nova York.
Ainda nesta semana, Trump foi alvo de um mandado de busca do FBI, a polícia federal americana, em uma terceira investigação, sem relação nenhuma com as duas nova-iorquinas.
As autoridades federais entraram no resort do ex-presidente na Flórida, Mar-a-Lago, em inquérito que apura se ele levou consigo documentos confidenciais após deixar a Presidência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)