01.08.2022
Adversários eleitorais não são inimigos, diz Fux em abertura do semestre judiciário
O presidente do Supremo Tribunal Federal (TF), Luiz Fux (foto), fez um breve discurso na aberturado semestre do Judiciário, em Brasília. sem citar nomes ou casos específicos, Fux disse confiar que as eleições de 2022 podem ocorrer em clima de paz e de civilidade...
O presidente do Supremo Tribunal Federal (TF), Luiz Fux (foto), fez um breve discurso na aberturado semestre do Judiciário, em Brasília. sem citar nomes ou casos específicos, Fux disse confiar que as eleições de 2022 podem ocorrer em clima de paz e de civilidade, em uma missão que compete a todos os brasileiros.
“Nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores e demais partícipes, que permaneçamos leais à nossa Constituição Federal sempre compromissados pra que as eleições deste ano sejam marcados pela estabilidade institucional e pela tolerância”, disse Fux, que continuou:
“O STF anseia que todos os candidatos aos diversos cargos eletivos respeitem seus adversários – que efetivamente não são seus inimigos, confiando na civilidade dos debates e principalmente na paz que nos permite encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes.”
Sem citar os constantes ataques e ameaças de Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao poder Judiciário, Fux defendeu a votação eletrônica brasileira: “Nossa democracia conta com um dos sistema eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo mundo.”
Fux deixa a corte em 12 de setembro, quando dará posse a Rosa Weber na presidência da corte.
Assista ao discurso de Fux na íntegra: