Fed volta a aumentar juros nos EUA em 0,75 ponto
A exemplo do que já havia feito em junho deste ano, o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) elevou a taxa básica de juros do país em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira, 27...
A exemplo do que já havia feito em junho deste ano, o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) elevou a taxa básica de juros do país em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira, 27. A decisão foi unânime.
O objetivo do aperto monetário é tentar conter a inflação americana, que está no maior nível em quatro décadas. Em julho, o índice de preços ao consumidor do país registrou aumento de 9,1%, o maior desde 1981, na base de comparação anual.
Em comunicado, o Fed procurou afastar o risco de recessão e afirmou que “os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses, e a taxa de desemprego permaneceu baixa”.
“A inflação continua elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia [da Covid], preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços”, prossegue a nota.
Com o novo aumento, os juros nos EUA estão na faixa de 2,25% a 2,5% ao ano. A autoridade monetária começou o atual ciclo de alta dos juros em março, quando elevou a taxa em 0,25 ponto; dois meses depois, ela subiu mais 0,5 ponto.
O Fed disse ainda em seu comunicado que está comprometido em trazer a inflação de volta para a meta de 2% ao ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)