Mercosul veta fala de Zelensky durante sua cúpula
Os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai rejeitaram que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), fizesse uma participação por vídeo na cúpula de presidentes do Mercosul, nesta quinta-feira (21)...
Os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai rejeitaram que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), fizesse uma participação por vídeo na cúpula de presidentes do Mercosul, nesta quinta-feira (21), informa O Globo.
O anúncio do veto foi feito nesta quarta (20) pelo vice-chanceler paraguaio Raúl Cano. O Paraguai é o país anfitrião do encontro de líderes do bloco.
“Não houve consenso. O embaixador ucraniano na Argentina que estava no Paraguai foi informado. O próprio chanceler fez a comunicação”, declarou Cano.
O vice-chanceler acrescentou que todas as decisões do bloco são tomadas por consenso, mas se esquivou de dizer qual país tinha vetado a videoconferência de Zelensky (ou quais). “Não sei qual Estado não concordou. Nem podemos divulgar o Estado que não deu seu consentimento.”
Em campanha pela reeleição, Jair Bolsonaro não participará da cúpula, na qual o Brasil será representado pelos ministros Paulo Guedes e Carlos França.
Nesta terça (19), em entrevista à Globo, o presidente da Ucrânia criticou a “neutralidade” de Bolsonaro diante da invasão e dos crimes de guerra da Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)