Biden anuncia série de medidas para ampliar presença militar na Europa
O presidente dos EUA Joe Biden anunciou, nesta quarta-feira (29), em meio à Cúpula da OTAN em Madri, que ampliará a presença militar americana na Europa...
O presidente dos EUA Joe Biden anunciou, nesta quarta-feira (29), em meio à Cúpula da OTAN em Madri, que ampliará a presença militar americana na Europa em resposta ao aumento das tensões no continente causado pela Rússia e a invasão da Ucrânia.
Dentre as medidas anunciadas, com o intuito de reforçar a linha de defesa da OTAN face ao avanço russo, está o estabelecimento de uma base permanente para o 5º regimento do Exército americano na Polônia, fronteiriça ao território ucraniano.
Outras duas principais medidas são o envio de 5.000 soldados para a Romênia, que também faz fronteira com a Ucrânia, e o aumento da rotativas de tropas nos estados bálticos, ao lado da Rússia.
Polônia, Romênia e os três estados bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) são Estados-membros da OTAN, e, por isso, podem receber tropas americanas.
Biden afirmou que os EUA defenderão “cada centímetro do território” dos integrantes da aliança.
“Em um momento em que [Vladimir] Putin destruiu a paz na Europa e atacou os próprios princípios da ordem baseada em regras, os EUA e nossos aliados estão dando um passo para cima”, disse Biden em referência à expectativa de medidas militares serem anunciadas também por outros Estados-membros da OTAN.
“Os passos que estamos tomando durante esta cúpula são vai aumentar ainda mais nossa força coletiva”, complementou. A Cúpula da OTAN está reunida em Madri desde terça-feira (28). O encontro se estenderá até quinta-feira (30).
O governo americano ainda enviará dois esquadrões de caças F-35 para o Reino Unido, outro membro da OTAN, e dois navios de guerra na também aliada Espanha.
Com isso, o número de soldados americanos na Europa deve crescer em mais de 100.000, enquanto que Putin enviou 20.000 tropas russas à Ucrânia nos últimos quatro meses.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)