Irã apresenta candidatura ao BRICS
O Irã anunciou na noite da segunda-feira (27) que protocolou sua candidatura ao BRICS, grupo das principais economias emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul...
O Irã anunciou na noite da segunda-feira (27) que protocolou sua candidatura ao BRICS, grupo das principais economias emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O porta-voz do Ministério de Relações Internacionais iraniano afirmou que o ingresso do país no BRICS “resultaria em saldo positivo para ambos os lados”.
A anúncio do Irã, um dos principais aliados do regime de Vladimir Putin, se deu em meio ao crescente isolacionismo da Rússia face a sanções do Ocidente no contexto da guerra na Ucrânia.
A porta-voz do ministério das Relações Exteriores russo Maria Zakharova celebrou a candidatura iraniana e afirmou que a Argentina, outro país também protocolou candidatura
“Enquanto a Casa Branca pensava no que mais desligar no mundo, banir ou estragar, Argentina e Irã se candidataram para ingressar no BRICS”, disse.
Até a manhã desta terça-feira (28), a Argentina não confirmou a sua candidatura ao grupo, mas o presidente Alberto Fernández indicou informalmente há alguns dias interesse em ingressar no BRICS.
O governo Fernández tem boas relações com Putin, sendo um dos únicos no Ocidente a comprar a vacina russa para Covid, a Sputnik V.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)