As últimas e desesperadas mentiras da defesa de Lula
As últimas e desesperadas mentiras propagadas pela defesa de Lula foram desmontadas por Merval Pereira...
As últimas e desesperadas mentiras propagadas pela defesa de Lula foram desmontadas por Merval Pereira.
Leia um trecho de sua coluna em O Globo:
“Às vésperas do julgamento do recurso do ex-presidente Lula contra sua condenação pelo Juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá, os aliados do ex-presidente pretendem ser um fato novo a decisão de uma juíza em Brasília de penhorar o imóvel em um processo contra a OAS, o que seria a prova incontestável de que ele pertence à construtora, e não a Lula.
Entretanto, como se sabe, a acusação contra o ex-presidente não é de que a propriedade formal seja dele. Ao contrário, ele seria o proprietário de fato, e essa situação é encoberta através de artifícios justamente para esconder o produto de um crime. Por isso está sendo condenado também por lavagem de dinheiro (…).
Os advogados de Lula diziam também que, ao afirmar que o triplex não está diretamente ligado à corrupção na Petrobras, Moro desfigurou a denúncia do Ministério Público. Ao mesmo tempo, o Juiz determinou que os R$ 16 milhões da multa do triplex fossem para a Petrobras, o que seria incoerente.
A explicação que rebate esses argumentos e que foi reconhecido na sentença é de que houve acerto de corrupção em contratos da Petrobras, e que parte do dinheiro da propina combinada foi utilizada em benefício do ex-presidente.
Para a acusação, não tem nenhuma relevância para a caracterização de corrupção ou lavagem de onde a OAS tirou o dinheiro para o imóvel e as reformas. Dinheiro é fungível. Moro explicou em uma das respostas à defesa que ‘este juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos da Petrobras foram usados para pagamento indevido para o ex-presidente’, justamente porque não importa de onde a OAS tirou o dinheiro, mas somente que a causa do pagamento foram os contratos da Petrobras.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)