Inflação nos EUA vai a 8,6% em maio, maior índice desde 1982
A inflação nos Estados Unidos atingiu, em maio, 8,6% - o maior índice no país desde 1982. Dados do Departamento de Trabalho norte-americano publicados nesta sexta-feira (10) mostram que o índice de preços ao consumidor calculado nos últimos 12 meses segue em crescimento acelerado...
A inflação nos Estados Unidos atingiu, em maio, 8,6% – o maior índice no país desde 1982. Dados do Departamento de Trabalho norte-americano publicados nesta sexta-feira (10) mostram que o índice de preços ao consumidor calculado nos últimos 12 meses segue em crescimento acelerado, o que causa a perda do poder de compra da maior economia do mundo.
O índice estava sob controle até 2020 – quando, em maio, foi de 0,1%. Em maio de 2021, com a pandemia completando um ano, a inflação anualizada chegava a 5%. Os 8,6% são 0,3 pontos percentuais superiores ao projetado pelo Wall Street Journal, e apontam para uma crise inédita desde o governo de Ronald Reagan (1981-1989), quando o país começou a se recuperar de um cenário de estagnação econômica e inflação em dois dígitos.
Com o anúncio, as bolsas de Nova York amanhecem com as negociações em queda: as bolsas S&P e Dow Jones caíram 1,5% logo após a abertura do pregão. A bolsa de valores Nasdaq, voltada a empresas de tecnologia, caiu 1,8%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)