Governo Bolsonaro diz que alta de 1% do PIB é “robusta” e sinaliza retomada
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia afirmou, em nota informativa divulgada nesta quinta-feira (2), que o nível de atividade econômica manteve um crescimento "robusto" no início de 2022, consolidando o processo de retomada...
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia afirmou, em nota informativa divulgada nesta quinta-feira (2), que o nível de atividade econômica manteve um crescimento “robusto” no início de 2022, consolidando o processo de retomada.
Mais cedo, como mostramos, o IBGE divulgou o resultado do PIB do primeiro trimestre. Houve alta de 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Foi o terceiro avanço consecutivo.
“Após a vigorosa retomada da atividade em 2021, quando a economia brasileira registrou alta de 4,6% no PIB e confirmou a recuperação econômica em ‘V’ [descida pronunciada seguida por forte elevação], o início de 2022 manteve o robusto crescimento da atividade apesar do ambiente de incerteza gerado pelos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia”, disse a secretaria no documento.
O governo também afirma que a retomada a economia brasileira ocorre no mesmo momento em que há revisão para baixo nas projeções de PIB em vários países, como Estados Unidos, China, Reino Unido, México e a região da Zona do Euro.
Apesar da alta, o resultado veio um pouco abaixo das expectativas do mercado financeiro. Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg estimavam crescimento de 1,2%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)