Em ano eleitoral, Congresso autoriza União a elevar em R$ 25 milhões gastos com propaganda
O Senado aprovou há pouco, por 38 votos favoráveis e 29 contrários, o projeto de lei que flexibiliza as regras para a contratação de serviços de publicidade institucional, inclusive nas redes sociais...
O Senado (foto) aprovou há pouco, por 38 votos favoráveis e 29 contrários, o projeto de lei que flexibiliza as regras para a contratação de serviços de publicidade institucional, inclusive nas redes sociais.
Agora, o texto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
O projeto muda a forma de cálculo para determinar quanto os governos federal, estaduais e municipais podem gastar com publicidade em anos eleitorais. O texto permitirá ao governo federal um aumento de R$ 25 milhões nessas despesas em 2022, conforme levantamento de consultoria técnica do Senado.
Na prática, o texto beneficia tanto Jair Bolsonaro, quanto governadores que tentarão a reeleição em 2022.
Pelas regras atuais, órgãos públicos federais, estaduais ou municipais e às respectivas entidades da administração indireta (estatais, por exemplo) podem gastar, no primeiro semestre do ano eleitoral, a média de gastos registrada nos primeiros semestres dos três anos anteriores.
Agora, será permitido o empenho de até seis vezes a média mensal dos valores destinados para comunicação institucional.
Além disso, o texto autoriza a administração pública usar regras específicas de contratação de publicidade para licitar serviços de comunicação digital (mídias sociais e canais digitais) e de comunicação institucional (relações com a imprensa e relações públicas).
Outra mudança é que os gastos com publicidade institucional ligada à pandemia de Covid não estão sujeitos a esse limite.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)