OMS: pandemia de Covid matou entre 13,3 e 16,6 milhões de pessoas
Entre janeiro de 2020 e o final de 2021, a pandemia de Covid provocou entre 13,3 e 16,6 milhões, de acordo com balanço da OMS divulgado nesta quinta-feira (5). "Novas estimativas da Organização Mundial da Saúde mostram que o número total associado direta ou indiretamente à pandemia"...
Entre janeiro de 2020 e o final de 2021, a pandemia de Covid provocou entre 13,3 e 16,6 milhões, de acordo com balanço da OMS divulgado nesta quinta-feira (5).
“Novas estimativas da Organização Mundial da Saúde mostram que o número total associado direta ou indiretamente à pandemia de Covid entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021 é de aproximadamente 14,9 milhões de mortes (um intervalo de 13,3 a 16,6 milhões)”, diz o documento.
Os números confirmam a estimativa dada por um estudo publicado em março The Lancet, que apontou 18 milhões de mortes. Dados dos países membros compilados pela OMS desde o início da pandemia indicam 5,4 milhões de mortes no mesmo período, ou seja, cerca de um terço do que o que mostra o novo relatório.
“Estes números, que nos obrigam a refletir, ressaltam não apenas o impacto da pandemia, mas a necessidade de todos os países de investirem em sistemas de saúde mais fortes que possam sustentar os serviços essenciais de saúde durante as crises, incluindo sistemas de informação de saúde mais sólidos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)