Mudança na nomenclatura do Itamaraty “rebaixa” os EUA
Uma mudança no Itamaraty (foto) mostra com clareza os novos rumos da política externa brasileira. Em 31 de março, pouco mais de um mês após a invasão russa da Ucrânia, Jair Bolsonaro publicou um decreto alterando a estrutura do Ministério das Relações Exteriores...
Uma mudança no Itamaraty (foto) mostra com clareza os novos rumos da política externa brasileira. Em 31 de março, pouco mais de um mês após a invasão russa da Ucrânia, Jair Bolsonaro publicou um decreto alterando a estrutura do Ministério das Relações Exteriores.
Na nova organização, o Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos —chefiado por Ernesto Araújo até ele ser nomeado ministro, em 2018— foi substituído pelo Departamento de Caribe, América Central e do Norte.
Na nova nomenclatura, pós-derrota de Donald Trump, o nome “Estados Unidos” nem aparece e ainda fica para o final da fila, apenas como “América do Norte”. O movimento aconteceu em paralelo à aproximação entre Bolsonaro e a Rússia de Vladimir Putin.
LEIA AQUI a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)