Crusoé: Twitter, a praça é nossa
A compra do Twitter deixa o bilionário Elon Musk sozinho no comando do algoritmo que define o que se lê na rede social mais relevante da política, mas as suas propostas podem ajudar a construir um debate livre e civilizado na internet, diz a Crusoé...
A compra do Twitter deixa o bilionário Elon Musk sozinho no comando do algoritmo que define o que se lê na rede social mais relevante da política, mas as suas propostas podem ajudar a construir um debate livre e civilizado na internet, diz a Crusoé.
“Ao se apoderar do Twitter, Musk pretende mudar algumas de suas regras centrais. Um dos seus objetivos declarados é o de ampliar a liberdade de expressão, pela publicação livre de mensagens, com intervenção mínima da plataforma. Embora não tenha detalhado seus planos, acredita-se que Musk abrandará as normas que dificultam a divulgação de ofensas, teorias da conspiração e ‘discursos de ódio’. Somente conteúdos flagrantemente contrários à lei seriam barrados. Musk também é contra o bloqueio de contas de pessoas por prazos indefinidos. Foi o que ocorreu com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em janeiro do ano passado, quando ele incitou uma turba a invadir o prédio do Congresso americano. Na ocasião, o Twitter foi a primeira empresa de tecnologia a cancelar Trump. Musk defende apenas suspensões temporárias.
O impulso para acabar com a moderação nas plataformas assusta muita gente. Mas a possibilidade de que o Twitter se transforme em uma terra de ninguém é limitada por alguns fatores. As redes sociais passaram a moderar conteúdos porque viram seus espaços ficarem repletos de mensagens com pornografia ou com ações criminosas, como a venda de produtos piratas. A disseminação de fake news e discursos de ódio tornou a questão ainda mais complexa, porque o entendimento sobre o temas difere bastante ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a liberdade é quase irrestrita.”
LEIA AQUI; assine a Crusoé e financie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)