Turquia diz ter “otimismo cauteloso” sobre reunião entre Putin e Zelensky
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse nesta quinta-feira (14) que o país segue trabalhando em busca de uma reunião entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, como parte das negociações por um acordo de paz. Em entrevista a uma TV turca, Cavusoglu afirmou que tem tratado...
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse nesta quinta-feira (14) que o país segue trabalhando em busca de uma reunião entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, como parte das negociações por um acordo de paz.
Em entrevista a uma TV turca, Cavusoglu afirmou que tem tratado a questão com um “otimismo cauteloso”. Segundo ele, a medida é necessária para definir detalhes sobre “tópicos críticos”.
“Sabemos que os tópicos críticos serão decididos no nível do líder, por isso tentaremos reunir os líderes.”
O chanceler reconheceu que a divulgação dos vídeos do massacre russo em Bucha dificultaram as negociações. Desde então, não foram mais realizadas rodadas de conversas.
“Apesar de todos esses desafios, o presidente Zelensky disse que as negociações podem continuar… Mas são necessários dois líderes para dizer sim. Especialmente o presidente Putin.”
Mais cedo, o Kremlin afirmou que o encontro entre os chefes de estado pode ocorrer, mas seria necessário que o acordo de paz estivesse pronto para que só fosse necessário que eles assinassem o documento.
As delegações de Rússia e Ucrânia ainda não chegaram a um consenso em temas como o status da Crimeia e do Donbass e os termos de uma neutralidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)