Militares comandavam perfis com fake news sobre Amazônia, diz Facebook
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (7) que derrubou uma rede de contas e perfis falsos que tentavam distorcer o debate público relacionado a questões ambientais, como desmatamento na Amazônia. Segundo a empresa, algumas contas eram comandadas por oficiais do Exército...
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (7) que derrubou uma rede de contas e perfis falsos que tentavam distorcer o debate público relacionado a questões ambientais, como desmatamento na Amazônia. Segundo a empresa, algumas contas eram comandadas por oficiais do Exército.
As informações foram divulgadas no relatório trimestral do Facebook sobre ameaças na plataforma. Entre episódios em diferentes países, o caso brasileiro aparece como exemplo de “comportamento inautêntico coordenado”.
Foram derrubados 14 perfis falsos e nove páginas no Facebook, além de 39 contas no Instagram. Parte delas estava conectada a contas no Twitter. A rede somava 25 mil seguidores.
“Não podemos compartilhar muitos detalhes de como nossa investigação chegou aos militares. Quanto mais compartilhamos, mais essas redes conseguem se esconder. Usamos sinais técnicos e comportamentais.”
Segundo o documento, dois oficiais do Exército estão por trás da rede.
“Os nomes deles apareciam em registros governamentais e documentos públicos militares,incluindo os resultados de exames de admissão no Exército e uma tese de graduação da Academia Militar, o que nos permitiu determinar que suas carreiras começaram em 2012 e 2014.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)