Marco Aurélio diz que Moraes tem de “tirar o pé do acelerador”
Aposentado do STF desde o ano passado, Marco Aurélio Mello (foto) fez nesta quinta-feira (31) duras críticas ao ex-colega Alexandre de Moraes pela condução dos processos contra o deputado bolsonarista Daniel Silveira...
Aposentado do STF desde o ano passado, Marco Aurélio Mello (foto) fez nesta quinta-feira (31) duras críticas ao ex-colega Alexandre de Moraes pela condução dos processos contra o deputado bolsonarista Daniel Silveira.
A pedido da PGR, Moraes ordenou que Silveira —preso em 2021 após ataques ao STF— voltasse a usar tornozeleira eletrônica. A decisão só foi cumprida hoje à tarde, depois que o ministro mandou bloquear as contas do deputado e fixou multa de R$ 15 mil por dia de descumprimento.
“Eu não vejo qual é o objetivo. (…) Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira”, disse Marco Aurélio em entrevista à BandNews.
As críticas do ex-ministro se estenderam ao inquérito das fake news, aberto de ofício por Dias Toffoli para investigar ofensas e ameaças ao Supremo e que tem Daniel Silveira como um dos investigados —não custa lembrar que uma das primeiras medidas do inquérito resultou em censura à Crusoé.
“Isso não se harmoniza com ares democráticos. Um inquérito que começou errado tende a terminar mal. (…) Não se levou o inquérito [nem] sequer à distribuição. E o relator [Moraes] aceitou essa designação para assumir o papel, e eu digo com desassombro, de verdadeiro xerife. Eu temo muito pelas próximas eleições. Porque ele vai presidir o TSE.”
Marco Aurélio afirmou ainda que o momento é de “evitar antagonismos indesejáveis às instituições” e que vê tanto o Planalto como o STF “muito acirrados”.
“O presidente [Jair Bolsonaro], em um arroubo de retórica, atacando a instituição Judiciário e o ministro Alexandre de Moraes, infelizmente, esquecendo que ele hoje é integrante do Supremo e também do próprio Tribunal Superior Eleitoral e que, portanto, não é mais secretário de Segurança Pública, não é mais ministro da Justiça e não é mais, eu diria mesmo, xerife. É hora de tirar o pé do acelerador.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)