Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA, morre aos 84 anos
A ex-secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright (foto) morreu nesta quarta-feira (23), aos 84 anos. Ela sofria de câncer, de acordo com o comunicado da sua família que anunciou a morte....
A ex-secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright (foto) morreu nesta quarta-feira (23), aos 84 anos. Ela sofria de câncer, de acordo com o comunicado da sua família que anunciou a morte.
Nascida Marie Jana Korbelová na antiga Tchecoslováquia, em 15 de maio de 1937, Albright se mudou com a família para os EUA aos 11 anos e se tornou cidadã americana em 1957. Dois anos depois, casou-se com o empresário Joseph Albright e assumiu o sobrenome dele.
Cientista política cujo doutorado teve como tema a Primavera de Praga, Albright integrou o Conselho de Segurança Nacional na gestão do democrata Jimmy Carter (1977-1981) e, em 1993, foi indicada pelo também democrata Bill Clinton como embaixadora dos EUA na ONU.
Em 1997, ela se tornou a primeira mulher a chefiar a diplomacia americana ao ser nomeada por Clinton como titular do Departamento de Estado, posto que ocupou até 2001.
Um dia antes da invasão da Ucrânia, em 23 de fevereiro, Albright publicou um artigo no New York Times afirmando que a ação militar era um “erro histórico” de Vladimir Putin e garantiria a “infâmia” do tirano russo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)