Rússia pediu equipamento militar à China, diz jornal
A Rússia pediu à China equipamentos militares para apoiar sua invasão da Ucrânia, disseram autoridades dos EUA ao jornal britânico Financial Times. O pedido provocou preocupação na Casa Branca de que Pequim possa minar os esforços ocidentais para ajudar as forças ucranianas a defender seu país...
A Rússia pediu à China equipamentos militares para apoiar sua invasão da Ucrânia, disseram autoridades dos EUA ao jornal britânico Financial Times. O pedido provocou preocupação na Casa Branca de que Pequim possa minar os esforços ocidentais para ajudar as forças ucranianas a defender seu país.
Segundo essas autoridades, que não deram detalhes sobre o que foi solicitado, o regime de Vladimir Putin (na foto, com Xi Jinping) havia pedido equipamento militar e outras assistências desde o início da invasão.
Outra pessoa familiarizada com a situação disse que os EUA estão se preparando para alertar seus aliados, em meio a indicações de que a China pode estar se preparando para ajudar a Rússia. Segundo outras autoridades, há sinais de que os russos estão ficando sem alguns tipos de armamento, à medida que a guerra na Ucrânia entra na sua terceira semana.
A Casa Branca não comentou, e a embaixada chinesa em Washington também não se manifestou, segundo o jornal britânico.
Como publicamos mais cedo, Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA, está viajando a Roma para se reunir nesta segunda-feira (14) com Yang Jiechi, ex-chanceler e uma das principais autoridade de política externa da China.
Antes de deixar Washington, neste domingo (13), Sullivan alertou a China para que não tentasse “salvar” a Rússia ajudando Moscou a contornar as sanções que os EUA e seus aliados impuseram a Putin e seu governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)