Ruy Goiaba na Crusoé: A sofisticação dos vladiminions
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (4), Ruy Goiaba (foto) aborda esse pessoal que gosta muito de falar em "nuance" e em "situação complexa" ao se referir à invasão da Ucrânia, para disfarçar (muito mal) sua torcida ou sua disposição de absolver o tirano Vladimir Putin...
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (4), Ruy Goiaba (foto) aborda esse pessoal que gosta muito de falar em “nuance” e em “situação complexa” ao se referir à invasão da Ucrânia, para disfarçar (muito mal) sua torcida ou sua disposição de absolver o tirano Vladimir Putin.
“Existem dois grupos básicos de canalhas da ‘complexidade’ e da ‘nuance’ quando o assunto é a agressão russa à Ucrânia. Para um deles, mais tosco, todos os caminhos saem da ‘culpa da expansão da Otan e do imperialismo estadunidense’ e retornam a ela, como explicação primeira e última de todas as coisas. Muito complexo mesmo — e, em geral, essa turma assobia para o lado se você lembrar que os últimos países ex-URSS a aderirem à Otan, as repúblicas do Báltico (…), fizeram isso há quase 20 anos. Não raro, também sustentam que gente como Marina Silva, Michel Temer, Sergio Moro e Aécio Neves são todos fascistas, mas o Putin, VEJA BEM, não é assim, temos que analisar. E nenhum deles tem muita vergonha de lamber as botas do autocrata russo. São os vladiminions, na feliz expressão de um gênio anônimo da internet.
O segundo grupo é, ou pretende ser, mais sofisticadinho: Deus os livre de alguém achar que eles não são do bem, ou que eles não pairam acima dos acontecimentos para melhor nos iluminar com sua sabedoria imparcial. Podemos chamá-los de vladiminions enrustidos, já que eles ainda têm alguma — não muita — vergonha de que a lambeção de botas pareça muito explícita. É aquele pessoalzinho que começa suas sentenças com ‘o Putin é um horror, MAS’, com a adversativa no mesmíssimo papel da clássica ‘não sou racista, MAS’ — você sabe que o que virá depois disso é 100% suco concentrado de racismo.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)