Embaixador russo diz que “nada ameaça usina” e culpa ucranianos
O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzya (foto), afirmou há pouco que a usina nuclear de Zaporizhzhia não corre risco de um vazamento de material radioativo. Em reunião de emergência do Conselho de Segurança...
O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzya (foto), afirmou há pouco que a usina nuclear de Zaporizhzhia não corre risco de um vazamento de material radioativo.
Em reunião de emergência do Conselho de Segurança, convocada para discutir o bombardeio russo contra a usina nesta madrugada, o embaixador afirmou que a própria Agência Internacional de Energia Atômica reconheceu que as estruturas não foram danificadas.
“A segurança foi estabelecida e a estação nuclear continua funcionando normalmente. A usina não teve suas unidades de produção de energia danificadas. Nada ameaça as seis unidades de geração de energia. A usina continua operando e não existe nenhum risco de liberação de material radioativo.”
Segundo Nebenzya, a narrativa de que a Rússia pretende promover algum tipo de contaminação nuclear é absurda e atribuiu as explosões de ontem a “nacionalistas e sabotadores” ucranianos.
“Agora, quando a Rússia faz tudo que é possível para garantir a segurança nuclear, surge uma campanha de propaganda política absurda, com alegações de que a Rússia está tentando fazer algum tipo de contaminação nuclear. Por que faríamos isso?”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)