Ucrânia suspende compras em moeda estrangeira e limita saques
O banco central da Ucrânia suspendeu saques em moeda estrangeira e limitou a quantidade de moeda local que as pessoas podem retirar de caixas eletrônicos. O fato ocorreu devido à queda de ativos...
O banco central da Ucrânia suspendeu saques em moeda estrangeira e limitou a quantidade de moeda local que as pessoas podem retirar de caixas eletrônicos. O fato ocorreu devido à queda de ativos após os ataques russos.
Nas últimas horas, foram registradas longas filas de pessoas que tentam sacar dinheiro e obter água, comida, combustíveis, entre outros itens, em Kiev e outras cidades.
Alguns títulos soberanos em dólar da Ucrânia caíram mais de 30 centavos de dólar. A hryvnia, moeda ucraniana, caiu quase 3% na quarta (23), sendo negociada a 29,79 em relação ao dólar, menor patamar desde o início de 2015.
O presidente do banco central ucraniano, Kyrylo Shevchenko, disse que a instituição monetária limitou os saques diários na moeda local para 100.000 hryvnias, o equivalente a 3.356,67 dólares e suspendeu a recarga de carteiras eletrônicas.
Ele também afirmou que outras transações não monetárias não estão limitadas e que os bancos podem obter empréstimos de refinanciamento de até um ano sem limite de valor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)