Nota da Cemig Nota da Cemig
O Antagonista

Nota da Cemig

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 22.02.2022 19:15 comentários
Brasil

Nota da Cemig

A Cemig enviou uma nota sobre as conclusões da CPI que foi concluída na semana passada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Como mostrou mais cedo O Antagonista, o colegiado encontrou uma série de irregularidades graves em contratos milionários da estatal mineira e recomendou a proposição de ação de improbidade administrativa contra 17 pessoas físicas e 8 pessoas jurídicas...

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 22.02.2022 19:15 comentários 0
Nota da Cemig
Divulgação

A Cemig enviou uma nota sobre as conclusões da CPI que foi concluída na semana passada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Como mostrou mais cedo O Antagonista, o colegiado encontrou uma série de irregularidades graves em contratos milionários da estatal mineira e recomendou a proposição de ação de improbidade administrativa contra 17 pessoas físicas e 8 pessoas jurídicas.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

“1) A Cemig esclarece que tem a IBM como parceira estratégica no projeto de reformulação do atendimento aos seus 8,7 milhões de clientes. O escopo é a integração de todos os canais de atendimento em uma única plataforma (omnichannel), com o uso de inteligência artificial para um atendimento rápido e amigável. A parceria com a IBM foi precedida de ampla consulta ao mercado, com a realização de dois Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) e de um processo competitivo com 6 potenciais parceiros. O projeto garante economia de cerca de R$ 500 milhões em 10 anos, quando comparado ao custo com os 14 fornecedores que anteriormente prestavam serviços de atendimento ao cliente.

2) O escopo da parceria com a IBM é, portanto, distinto da licitação realizada anteriormente para definição de empresa de call center. A Audac não recebeu autorização para início do serviço já que no período previsto para isso, em março de 2020, houve o início da pandemia de Covid-19 e do isolamento social, o que inviabilizou a transição de fornecedor.

3) A Cemig esclarece ainda que a empresa de investigação forense Kroll foi contratada após a Companhia ter sido comunicada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) de apurações sobre a conduta dos então gestores da área de Suprimentos em supostos casos de corrupção. Esses gestores foram afastados (sem prejuízo dos vencimentos) para apuração das denúncias. Em razão da urgência do início de uma investigação independente, foi solicitada à Kroll a apresentação de proposta, que depois de aceita pela Diretoria da Cemig permitiu à empresa de investigação o início da prestação de serviços. Esse padrão de investigação observa os requisitos da legislação internacional à qual a Cemig está submetida, por possuir ações negociadas nas bolsas de Nova York e Madri, além da de São Paulo

4) A Cemig esclarece ainda que a Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais) autoriza a contratação direta de serviços técnicos especializados com pessoas ou empresas de notória especialização como pareceres, assessorias ou consultorias técnicas. A Cemig reafirma que todos os atos da atual gestão visam preservar o patrimônio da Companhia e assegurar a melhoria da oferta de serviços de energia elétrica aos seus clientes, seguindo rigorosamente a legislação pertinente.”

Brasil

Ex-BBBs alegam obstáculos em carreiras de influencer

28.04.2024 22:00 3 minutos de leitura
Visualizar

China investe na guarda militar visando futuras guerras

Visualizar

West Ham oferece R$ 100 milhões por Wesley, do Corinthians

Visualizar

Nova regra para combater a cera dos goleiros no futebol

Visualizar

Indústria na China segue sem reagir

Visualizar

Japão vai construir muro em frente a Monte Fuji

Visualizar

Tags relacionadas

Cemig CPI da Cemig Romeu Zema
< Notícia Anterior

Moraes nega pedido para afastar delegado que investiga Ricardo Barros

22.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

MPF vai investigar "vista grossa" de Tarcísio a infrações de caminhoneiros

22.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Ex-BBBs alegam obstáculos em carreiras de influencer

Ex-BBBs alegam obstáculos em carreiras de influencer

28.04.2024 22:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
USP no ranking de melhores universidades do mundo

USP no ranking de melhores universidades do mundo

28.04.2024 20:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Tarcísio exalta Bolsonaro: “O Brasil reconhece e agradece”

Tarcísio exalta Bolsonaro: “O Brasil reconhece e agradece”

28.04.2024 18:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Adeptos aos seguros de automóveis crescem em 2024

Adeptos aos seguros de automóveis crescem em 2024

28.04.2024 18:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.