O que realmente quer o “centro democrático”?
Um político que participa das negociações do chamado "centro democrático" -- pedindo reserva, claro -- comentou com O Antagonista: "Ninguém vai dizer isto, mas hoje nenhum dos pré-candidatos colocados nesse campo político acredita em vitória. Pode ser que isso mude? Pode...
Um político que participa das negociações do chamado “centro democrático” — pedindo reserva, claro — comentou com O Antagonista:
“Ninguém vai dizer isto, mas hoje nenhum dos pré-candidatos colocados nesse campo político acredita em vitória. Pode ser que isso mude? Pode. Mas hoje ninguém acha que dá para ganhar. O que está se buscando, politicamente, é se apresentar para o eleitorado para tentar diminuir rejeição, por exemplo, e, lá na frente, quem sabe, se colocar com mais sustância como oposição.”
Perguntamos se uma hipotética união do campo político em torno de Sergio Moro, o terceiro colocado em quase todas as pesquisas divulgadas até aqui, não poderia mudar esse cenário.
Leia também: Com Moro em terceiro nas pesquisas, ‘turma do centro’ rasga acordo
“Isso não vai acontecer. Se o Moro tivesse algo como 20% ou 30% das intenções de voto, sim, poderia acontecer, mas com o desempenho de hoje esquece. O Podemos [partido de Moro] é muito pequeno e tem seus problemas. Se juntasse realmente todo mundo, Podemos, MDB, PSDB, União Brasil, Cidadania, sim, talvez o Moro pudesse crescer. Mas a percepção que o grupo tem é a de que o Moro está ‘brigando no mesmo aquário’ do Bolsonaro e, por isso, tem dificuldade de alargar seu eleitorado. A história dele é muito boa para ser contada politicamente. Fazer propaganda de TV para ele deve ser moleza. Criou-se uma expectativa. Mas a turma avalia que ele não tem conseguido se apresentar bem, não tem conseguido se desenvolver como candidato. Mas, vamos lá, o sentimento de derrotar Lula e Bolsonaro ainda existe. Só que hoje não se acredita nisso. Essa é a realidade.”
Faltam pouco menos de oito meses para as eleições.
Leia também: Terceira Via unificada ganha eleição
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)