Salles diz que fake news sobre Bolsonaro ter selado a paz na Rússia foi piada
Depois da repercussão das fake news que publicou sobre a ida de Jair Bolsonaro à Rússia, Ricardo Salles (foto) afirmou há pouco que tudo não passou de uma brincadeira. Como mostramos, o ex-ministro do Desmatamento disse mais cedo que foi o presidente brasileiro quem convenceu Vladimir Putin...
Depois da repercussão das fake news que publicou sobre a ida de Jair Bolsonaro à Rússia, Ricardo Salles (foto) afirmou há pouco que tudo não passou de uma brincadeira.
Como mostramos, o ex-ministro do Desmatamento disse mais cedo que foi o presidente brasileiro quem convenceu Vladimir Putin a retirar as tropas da fronteira com a Ucrânia e desistir de invadir o país vizinho.
Salles também publicou uma capa falsa da revista “Time”, com a foto de Bolsonaro, que diz: “Prêmio Nobel da Paz 2022. Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta. Com a viagem à Rússia agendada, o Brasil terá papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia”.
O ex-ministro ainda compartilhou uma notícia falsa atribuída à CNN que dizia: “Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evita 3ª Guerra Mundial”. A emissora teve que vir a público para desmentir a informação. Salles apagou a postagem.
Qualquer indivíduo com pelo menos três neurônios conseguiria perceber que se tratam de mentiras absurdas. O problema é que esse não é o caso da maioria dos seguidores de Salles no Twitter. Muitos deles acreditaram.
Depois da repercussão negativa das postagens, o ex-ministro passou a compartilhar piadas nas redes, para fazer parecer que, desde o começo, estava “brincando”.
“Vamos lançar a hashtag #nobelnaro”, escreveu.
A estratégia de dizer que uma fake news era, na verdade, apenas um meme já foi usada em outras oportunidades por bolsonaristas, como quando um assessor especial da Presidência publicou uma imagem em que o piloto Max Verstappen usava uma camisa com o rosto de Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)