Preço do café sobe 56% para o consumidor em um ano
Em um ano, o preço do café subiu 56% para o consumidor, segundo dados do IBGE. Somente em janeiro, o valor do café torrado e moído aumentou 4,7%. A disparada é reflexo dos problemas climáticos enfrentados...
Em um ano, o preço do café subiu 56% para o consumidor, segundo dados do IBGE. Somente em janeiro, o valor do café torrado e moído aumentou 4,7%.
A disparada é reflexo dos problemas climáticos enfrentados por agricultores e da alta dos custos de produção. Estados brasileiros foram afetados pela seca no momento da florada e pela geada nos meses de junho e julho.
O preço saca do café arábica (o mais usado na indústria de torrefação), por exemplo, subiu de R$ 485, no ano passado, para R$ 1.510, atualmente, segundo o Centro do Comércio do Café de Minas Gerais. O estado é o maior produtor do Brasil e tem registrado queda na produção há 2 anos. Mesmo com o encarecimento, cafeicultores afirmam que o lucro não subiu. Eles alegam que, com a alta do dólar mais e da inflação, os custos para a produção também aumentaram.
A projeção para os próximos meses é que o preço continue subindo. A justificativa é que, mesmo se a safra desse ano for melhor, os consumidores só sentirão a queda a partir do segundo semestre. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o país deve colher mais de 55 milhões de sacas de café, alta de quase 17% em relação ao ano passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)