O vereador petista e o padre de olhos azuis

o antagonista

Assine Entre

22.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

O vereador petista e o padre de olhos azuis

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 08.02.2022 17:00 comentários
Opinião

O vereador petista e o padre de olhos azuis

Hoje é dia de falar sobre energúmenos. Eles transbordam de todos os lados, mais do que rio sujo em dia de chuva torrencial no Brasil. Li o que o vereador Renato Freitas (foto), do PT de Curitiba, disse ao Estadão, sobre o protesto dentro da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro histórico da capital paranaense. No último sábado, o vereador e e um grupo de militantes decidiram fazer uma manifestação contra o assassinato brutal do congolês Moise Kabagambe e o do estoquista de supermercado Durval Teófilo Filho, morto a tiros por um vizinho que o confundiu com um ladrão, ambos no Rio de Janeiro. De acordo com Renato Freitas, o ato foi planejado para ser na frente da igreja, mas eles acabaram entrando lá por culpa do padre...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 08.02.2022 17:00
O vereador petista e o padre de olhos azuis
O vereador por Curitiba, Renato Freitas. Foto: Eduardo Marcelino/Malik Fotografia
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Hoje é dia de falar sobre energúmenos. Eles transbordam de todos os lados, mais do que rio sujo em dia de chuva torrencial no Brasil. Li o que o vereador Renato Freitas (foto), do PT de Curitiba, disse ao Estadão, sobre o protesto dentro da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro histórico da capital paranaense. No último sábado, o vereador e um grupo de militantes decidiram fazer uma manifestação contra o assassinato brutal do congolês Moise Kabagambe e o do estoquista de supermercado Durval Teófilo Filho, morto a tiros por um vizinho que o confundiu com um ladrão. De acordo com Renato Freitas, o ato foi planejado para ser na frente da igreja, mas eles acabaram entrando lá por culpa do padre. O vídeo viralizou e Jair Bolsonaro foi para o Twitter trombetear que “acreditando que tomarão o poder novamente, a esquerda volta a mostrar sua verdadeira face de ódio e desprezo às tradições do nosso povo. Se esses marginais não respeitam a casa de Deus, um local sagrado, e ofendem a fé de milhões de cristãos, a quem irão respeitar?”

O fato de Jair Bolsonaro atacar um energúmeno não torna o energúmemo menos energúmeno. O vereador petista é um energúmeno. Em seu perfil no Instagram, Renato Freitas justificou da seguinte forma a — vamos chamar pelo nome — invasão: “É uma igreja que foi construída em 1737, justamente porque os negros, nossos ancestrais, não podiam frequentar outras igrejas que eram frequentadas por brancos e tiveram que fazer uma igreja apenas para si. Então essa igreja tem um valo simbólico enorme pra gente. Por isso a gente entrou e reivindicou a valorização da vida”. Para valorizar a vida, precisava desvalorizar a igreja desse jeito? Por acaso, o padre havia apoiado as mortes de Moise e Durval? Não teria sido melhor organizar uma missa em memória das duas vítimas, na igreja construída por escravos para ser frequentada por escravos? Que raio de simbolismo é esse que deprecia o próprio símbolo?

Ao Estadão, o vereador petista abriu o jogo — e mostrou que, como todo idiota, acredita ser muito inteligente. Perguntado por que ele e sua turma haviam decidido entrar na igreja, Renato Freitas afirmou o seguinte: “O padre estava lá fora. Ele e mais uma pessoa, acho. Aí começaram a entrar em debate, questionando o que estávamos fazendo ali, que era barulhento. Foi essa falta de empatia do padre com a causa negra que, de alguma forma, gerou os microconflitos, as discussões. A gente achou que, para interromper aquelas discussões, o melhor seria entrar na igreja e fazer uma fala lá dentro, em nome da valorização da vida. Para que todos ouçam e entendam as nossas reivindicações, sobretudo naquele espaço. É muito contraditório: a gente construiu um espaço que, no final das contas, é gerido por um padre branco, de olhos azuis, descendente de europeus, que o ocupa sem a consciência do que aquilo, de fato, representa. A porta já estava aberta, como manda o manual da igreja, não tinha nenhum rito acontecendo, o padre, inclusive, ficou ao nosso lado”.

Se um padre branco, de olhos azuis, descendente de europeus, não pode gerir uma igreja construída por escravos pretos, então é lícito imaginar, no limite, que um descendente de escravos não pode ser papa de uma religião edificada por brancos. A estupidez do vereador petista é incomensurável. Renato Freitas vê cor onde Deus não vê. Mas não sejamos injustos: a estupidez é geral, ampla e irrestrita.

Sobre a “falta de empatia” do padre, voto a favor da arquidiocese de Curitiba. Inclusive porque mentir é pecado para católicos, mas é qualidade para políticos, em especial petistas. O arcebispo José Antonio Peruzzo qualificou a invasão de “profanação injuriosa” e afirmou que “solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos (…) Infelizmente, o que houve no último sábado foram agressividades e ofensas. É fácil ver quem os estimulou”.

É fácil ver também que estamos encalacrados à esquerda, à direita e ao centro, com uma gente boçal que dança alegremente a música dos desonestos venais e intelectuais. Aprofundou-se abissalmente no Brasil aquela característica humana contra a qual os próprios deuses lutam em vão, como escreveu Schiller: a burrice. Nunca fomos tão energúmenos.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Abelardo de la Espriella derrota candidato de Petro na Colômbia

Abelardo de la Espriella derrota candidato de Petro na Colômbia
2

Sabor Lava Jato

Sabor Lava Jato
3

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha
4

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano
5

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”
6

Governo restringe acesso de estados a sistema de alertas

Governo restringe acesso de estados a sistema de alertas
7

Ação nos EUA cita R$ 1,5 bilhão com irmã e pai de Vorcaro

Ação nos EUA cita R$ 1,5 bilhão com irmã e pai de Vorcaro
8

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump
9

Justiça proíbe Bradesco de encerrar única agência em cidade na Bahia

Justiça proíbe Bradesco de encerrar única agência em cidade na Bahia
10

Campanha de Lula acionou TSE mais de 60 vezes

Campanha de Lula acionou TSE mais de 60 vezes
1

Lula vai conduzir caso Jaques Wagner “da melhor forma possível”, diz Alckmin

Lula vai conduzir caso Jaques Wagner “da melhor forma possível”, diz Alckmin
2

Site oficial de Neymar manda indireta a Lula

Site oficial de Neymar manda indireta a Lula
3

Governo do DF cobra R$ 1 milhão de ONG ligada a ‘Dark Horse’

Governo do DF cobra R$ 1 milhão de ONG ligada a ‘Dark Horse’
4

PF vê semelhanças entre caso Jaques Wagner e propina no BRB

PF vê semelhanças entre caso Jaques Wagner e propina no BRB
5

“Neymar é craque e Lula é presidente turista”, diz Flávio Bolsonaro

“Neymar é craque e Lula é presidente turista”, diz Flávio Bolsonaro
6

Mais um teste para a popularidade artificial de Lula

Mais um teste para a popularidade artificial de Lula
7

Kim Kataguiri desiste de disputar governo de SP

Kim Kataguiri desiste de disputar governo de SP
8

Presidente da Bolívia decreta estado de emergência

Presidente da Bolívia decreta estado de emergência
9

Apoio de Trump a candidato é indiferente para maioria, diz Datafolha

Apoio de Trump a candidato é indiferente para maioria, diz Datafolha
10

Clarita Maia na Crusoé: Reabilitação política e violência doméstica

Clarita Maia na Crusoé: Reabilitação política e violência doméstica
1

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump

Seis pessoas já foram presas por morte de jovem em rope jump
2

Governo reconhece que falsos alertas afetam credibilidade da Defesa Civil

Governo reconhece que falsos alertas afetam credibilidade da Defesa Civil
3

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”

Rollemberg defende CPI do Banco Master “doa a quem doer”
4

Rodolfo Borges na Crusoé: De volta ao ventre do Atlântico

Rodolfo Borges na Crusoé: De volta ao ventre do Atlântico
5

Paulo Serra deixa disputa ao governo de São Paulo

Paulo Serra deixa disputa ao governo de São Paulo
6

Josias Teófilo na Crusoé: O tempo inverso no cinema

Josias Teófilo na Crusoé: O tempo inverso no cinema
7

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano

Israel encontra base subterrânea do Hezbollah no sul do Líbano
8

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha

A verdadeira sorte do goleiro Vozinha
9

Dennys Xavier na Crusoé: Cronicamente enlameados

Dennys Xavier na Crusoé: Cronicamente enlameados
10

Trump diz que primeiro-ministro do Reino Unido vai renunciar

Trump diz que primeiro-ministro do Reino Unido vai renunciar

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

Mario Sabino Moïse Mugenyi Kabagambe protesto contra racismo Renato Freitas
< Notícia Anterior

Covid: Rio vacinou menos da metade das crianças do que esperava

08.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Covid: Rio vacinou menos da metade das crianças do que esperava
Próxima notícia >

Site de acompanhantes suspende patrocínio do Flow Podcast

08.02.2022 00:00 4 minutos de leitura
Site de acompanhantes suspende patrocínio do Flow Podcast
avatar

Mario Sabino

Mario Sabino é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi redator-chefe da revista Veja.

Suas redes

Twitter
Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé