EUA acusam Rússia de planejar vídeo fake como pretexto para invadir Ucrânia
Os EUA obtiveram informações sobre um plano da Rússia cujo objetivo seria fabricar um pretexto para invadir a Ucrânia (foto) divulgando um vídeo falso, segundo informações de altos funcionários do governo americano ao New York Times...
Os EUA obtiveram informações sobre um plano da Rússia cujo objetivo seria fabricar um pretexto para invadir a Ucrânia (foto) divulgando um vídeo falso, segundo informações de altos funcionários do governo americano ao New York Times.
O plano —que os EUA pretendem frustrar tornando público — envolveria encenar e filmar um ataque de “militares ucranianos” ao território russo ou contra pessoas de língua russa que vivem no leste da Ucrânia.
Sempre segundo as autoridades que falaram ao New York Times sob condição de anonimato, a Rússia queria usar o vídeo para acusar o governo ucraniano de “genocídio” contra russos e aproveitar a indignação que ele provocaria para desfechar um ataque, atendendo ao pedido dos líderes separatistas russos que atuam na região leste do país vizinho.
O jornal frisa não ter obtido das autoridades nenhuma evidência direta do plano russo ou explicação de como souberam dele, mas lembra que houve de fato “uma recente campanha de desinformação russa focada em falsas acusações de genocídio”.
Segundo um dos altos funcionários ouvidos pelo NYT, “a inteligência russa está intimamente envolvida” no esforço de produzir um pretexto para a invasão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)