Golpistas usam e-mail com final gov.br porque governo não registrou domínio
Reportagem do site Tecnoblog mostra que golpistas estão usando e-mails com domínio @gov.br para se passar pelo governo federal. A mensagem chega à vítima com um aviso sobre um suposto processo que tramita no STJ...
Reportagem do site Tecnoblog mostra que golpistas estão usando e-mails com domínio @gov.br para se passar pelo governo federal. A mensagem chega à vítima com um aviso sobre um suposto processo que tramita no STJ.
A ação é, na verdade, um golpe de phishing, método usado por criminosos para obter informações confidenciais via internet.
Quando o falso arquivo do governo é baixado, o computador do usuário é infectado por um malware, vírus usado para controlar a máquina da vítima —incluindo, eventualmente, webcams— e roubar dados sensíveis.
De acordo com a reportagem do Tecnoblog, isso acontece porque a União não registrou como oficial o domínio “@gov.br” para seus e-mails. Isso significa que qualquer usuário comum, bem ou mal intencionado, pode criar uma conta com esse “nome” e usá-la.
“É como se uma pessoa criasse um perfil de e-mail com o final ‘@com.br’. Simplesmente não há nada que impeça alguém de manipular o final do domínio @gov.br para tentar enganar usuários”, afirmou ao site Eduardo Schultze, da consultoria de cibersegurança Axur.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)